Exames

O Centro de Cirurgia Reconstrutora realiza nas suas dependências ou em hospitais associados os seguintes exames:

Cistoscopia Flexível

A cistoscopia é um exame endoscópico que consiste na introdução de um aparelho (endoscópio) através da uretra, possibilitando a visualização da uretra, próstata e bexiga. É um exame bastante utilizado na avaliação do trato urinário inferior – pré e pós-operatório de tumores de bexiga, avaliação da próstata, avaliação pré e pós-operatória de estenose de uretra, entre outros. A utilização de cistoscópio flexível dá a possibilidade da realização do procedimento sob anestesia local, em ambiente ambulatorial, com o mínimo de desconforto. Há casos, porém, em que são necessárias biópsias. No caso, por exemplo, em que o procedimento é melhor tolerado pelo paciente quando realizado sob anestesia.

Urodinâmica

O Estudo Urodinâmico é um exame fundamental para a avaliação do processo de micção. É realizado em fases distintas, que podem ser realizadas separadamente.

Fluxometria – realizada com o paciente com a bexiga cheia. A micção é realizada em um recipiente específico, que mede a velocidade do fluxo miccional em ml/s.

Cistometria e Estudo Fluxo/Pressão – São introduzidos cateteres pela uretra e reto (cateteres de fino calibre). Após o adequado posicionamento do paciente, soro fisiológico é introduzido na bexiga, simulando o enchimento da bexiga pela urina (Cistometria). Através dos cateteres, podemos aferir as pressões dentro da bexiga. Nesta fase, podemos definir a capacidade de armazenamento da bexiga. No momento que atingimos a capacidade vesical máxima, orientamos o paciente a urinar e, novamente com a ajuda das pressões medidas pelos cateteres, podemos observar se existe uma micção com obstrução ou não (Estudo Fluxo/Pressão).

Uretrocistografia Retrógrada e Miccional

É um exame fundamental para a avaliação e planejamento cirúrgico das estenoses de uretra. Consiste na realização de radiografias durante a introdução de contraste na uretra (fase retrógrada) e, posteriormente, após a bexiga cheia pelo contraste, durante o esvaziamento da bexiga (fase miccional).