Fisioterapia Uroginecológica

 

Especialidade da fisioterapia que se refere ao estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios cinético-funcionais intercorrentes na pelve humana, incluindo os ossos, articulações, órgãos pélvicos, juntamente com o assoalho muscular e fáscias.

É também conhecida como fisioterapia uroginecológica, apesar deste termo não representar todas as disfunções e não incluir o gênero masculino. Assim como a tendência mundial, o Brasil segue em fase de mudança para o termo atual, que é mais abrangente.
Esta especialidade da fisioterapia está relacionada com a urologia, uroginecologia, coloproctologia, obstetrícia e uropediatria. Não só atua na reabilitação, mas também na prevenção das disfunções do assoalho pélvico.

As principais disfunções abordadas são: incontinência urinária, incontinência anorretal, prolapsos, disfunção sexual (ex.: vaginismo e vulvodínia), dor pélvica, constipação etc. Estão relacionadas a sintomas como a perda de urina durante o esforço, urgência para urinar, dor durante o ato sexual, dor na região pélvica durante a fase de enchimento da bexiga, que são alguns exemplos. A fisioterapia pélvica faz parte da equipe multidisciplinar que atua na abordagem das disfunções pélvicas, sendo recomendada atualmente nas principais diretrizes dos tratamentos.