As estenoses de uretra feminina são muito menos comuns do que na população masculina. Ocorrem na maioria das vezes por processos inflamatórios crônicos em glândula peri-uretrais. Estas pacientes geralmente chegam ao consultório com história de dilatações crônicas na uretra ], jato urinário fino, dificuldade miccional e infecções urinárias de repetição. A estenose uretral também pode estar associada a cirurgias uro-ginecológicas prévias e a traumatismo da pelve. O liquem esclero-atrófico, doença dermatológica que pode atingir a mucosa vaginal também está associada ao surgimento de estenoses uretrais.

Tratamentos através de dilatações e procedimentos endoscópicos são os mais utilizados em mulheres ( que por apresentarem um uretra mais curta, têm uma manipulação uretral mais fácil). A uretroplastia apresenta certamente os melhores resultados a longo prazo. Geralmente utilizamos para a reconstrução da retalhos da própria parede vaginal e enxertos de mucosa oral.

Os divertículos de uretra feminina surgem , em geral, a partir de processos inflamatórios e infecciosos peri-uretrais que acabam por drenar para o interior da uretra, formando uma divertículo. Este divertículo apresenta uma comunicação com a luz da uretra e por isso pode acumular urina, que infectada pode levar a formação e drenagem de secreção purulenta e até mesmo de cálculos. Com os divertículos cheios pode haver drenagem de urina (incontinência urinária) e dor . O tratamento do divertículo uretral é cirúrgico e consiste na retirada completa de todo o divertículo associada ao fechamento da comunicação com a uretra .

Fístulas uretro-vaginais caracterizam-se pela comunicação entra a uretra e a parede da vagina. As paciente referem a perda de urina através da vagina no momento da micção. Quando estas fístulas são grandes e ocupam a área da uretra mais próxima da bexiga podem estar associada a incontinência. Em nosso meio, estas fístulas são geralmente associadas a procedimentos cirúrgicos prévios (cirurgias para a correção de incontinência e divertículos) ou radioterapia. Fístulas uretrais obstétricas , após trabalho de parto laboriosos, são raras em nosso meio. O tratamento cirúrgico é indicado para a correção deste tipo de fístula. Realizado por acesso vaginal, consiste na separação da comunicação entre a uretra e a parede vaginal, com a interposição de tecidos locais ou a distância.